Equoterapia

Definição:

É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de equitação, saúde e educação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de necessidades especiais. 

A Equoterapia emprega o cavalo como motivador para proporcionar ganhos físicos e psicológicos. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo, aperfeiçoamento da coordenação motora, postura e equilíbrio. A interação do praticante com o animal, desde os primeiros contatos e cuidados preliminares até o ato de montar, desenvolve, ainda, novas formas de comunicação, sociabilização, autoconfiança e auto-estima. 

A utilização do cavalo como meio terapêutico não é uma técnica nova, no entanto, o seu uso tem se aprimorado e se expandido graças às pesquisas modernas, o que têm provocado evoluções e desenvolvimento em todas as áreas de trabalho quem envolvem a saúde humana. 

No Brasil, a terapia com o cavalo é mais conhecida como Equoterapia, nome difundido e oficializado pela Associação Nacional de Equoterapia – ANDE-BRASIL desde 1998, sendo reconhecida como método terapêutico pelo Conselho Federal de Medicina (resolução nº. 196/96 do Conselho Nacional de Saúde). 

Em outros países recebe denominações diferentes, mas as técnicas da terapia são semelhantes, diferenciando-se apenas quanto ao objetivo de tratamento de cada paciente a ser atendido. 

Os ganhos com o tratamento podem ser motores, psicológicos e pedagógicos, sendo ainda que, outras áreas também podem ser desenvolvidas e beneficiadas. 

Indicação 

A Equoterapia é indicada para crianças e adultos, em diversos casos, como paralisia cerebral, acidente vascular cerebral (derrame), trauma crânio encefálico, lesões medulares, síndromes, autismo, psicoses, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), deficiência visual, deficiência auditiva, fobias, estresse, entre outros. 

Indicações 

A terapia só pode ser indicada após avaliação médica, psicológica e fisioterapêutica. As sessões podem ser realizadas em grupo, porém o planejamento e o acompanhamento devem ser individuais. É indispensável que o terapeuta conheça a patologia do paciente, o cavalo, as técnicas específicas a empregar nas áreas de saúde, educação e equitação e entenda as necessidades do praticante. Durante toda a sessão, o terapeuta ajuda a estimular a autoconfiança, auto-estima, a fala e a linguagem. Promove, ainda, estimulação tátil, orientação espacial e temporal, memória, percepção visuais e auditivas, equilíbrio e direção, entre outros. 

Programas: 

Na Equoterapia são oferecidos quatro programas destinados às diversas necessidades dos praticantes: 

1) A Hipoterapia: um programa de reabilitação para pessoa com deficiência física ou intelectual, que não têm condições para se manter sozinha no cavalo. Necessita, portanto, de auxiliar - guia e auxiliar - lateral, que ficam juntos e ao lado do praticante, acompanhados pelo terapeuta, que conduz a execução dos exercícios programados. 

2) A Reeducação eqüestre: um programa de reabilitação ou educativo para quem tem condição de exercer alguma atuação sobre o cavalo e conduzi-lo. 

3) O Pré-esportivo: um programa de reabilitação ou educativo para quem tem boas condições para atuar e conduzir o cavalo. O praticante pode participar de alguns exercícios de hipismo. 

4) Esportivo: aplicado também como reabilitação e educativo para quem tem boas condições para andar à cavalo, já podendo participar de competições hípicas. Todos os programas contam com a orientação dos profissionais.

Um comentário:

  1. Pesquisa de doutorado em #equoterapia sobre o trabalho de #fisioterapeutas no #Brasil :https://aruspsych.eu.qualtrics.com/SE/?SID=SV_ekvYtROYPYLFHo1

    ResponderExcluir